sábado, 4 de agosto de 2012

Introdução

“O Hip-Hop é a arte de pensar, não pode ser consumido, tem que ser vivido (não comprando roupas caras, mais sim melhorando suas habilidades em um ou mais elementos dia a dia). É um estilo de vida.... Uma ideologia...uma cultura a ser seguida...”



O que foi esse movimento?

O Hip Hop foi um movimento artístico que se iniciou durante a década 70 nas áreas centrais de Nova York, em comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas. Os princípios desse movimento eram a criatividade, a paz, a unidade, o amor e o divertimento. Os principais líderes, que contribuíram para o nascimento, crescimento e desenvolvimento desse movimento foram Afrika Bambaataa e Kool Herc. Em 1973 surgiu a primeira organização com interesses no hip hop, chamada Zulu Nation, que tinha como objetivo melhorar a vida das pessoas do subúrbio, para isso eles organizavam batalhas artísticas (sem violência) entre as gangues. E no Brasil, o hip hop surgiu na década de 80 em São Paulo, nos tradicionais encontros na rua 24 de Maio e no metro São Bento.






atitude e respeito

Como surgiu?


O Hip hop surgiu a partir das disputas entre gangues em subúrbios que enfrentavam problemas com a pobreza, a violência, o racismo, o trafico de drogas e a carência de educação e infraestrutura, pois muitos integrantes dessas gangues não queriam mais se envolver com a criminalidade e passaram a freqüentar festas, nas quais competiam com passos de dança e não com armas.






Objetivos?!






O Hip Hop é uma forma de expressar seus sentimentos e sua realidade social, para muitos é uma forma de agir contra o sistema opressor que os humilha e destrói os sonhos das pessoas e também é uma forma de fugir do anonimato, ser ouvido e visto por outras classes sociais. 

Modo de se vestir e de se manifestar

Os integrantes desse movimento se manifestam através da musica, da dança, da arte e da moda, divulgando o Hip Hop. Sua vestimenta é baseada no uso de roupas largas para dar mais efeito aos movimentos e no uso dos bonés, muitas vezes virado para trás ou para os lados.








Os 4 elementos


O Hip Hop tem 4 elementos essenciais na sua cultura:


1. O rap, que significa ritmo e poesia.

2. O DJ, que é um musico, operador de discos.

3. A breakdance, que é uma dança com movimentos
improvisados, que naquela época era utilizado
pelas gangues para disputar territórios.
4. O grafite é uma expressão plástica, que representa desenhos,
apelidos ou mensagens sobre qualquer assunto, feitas com spray
(principalmente), rolinho e pincel
 em muros ou paredes.




Heranças desse movimento



Antigamente o hip hop era uma forma de disputa por território e uma forma de lazer para aqueles que viviam no subúrbio, enfrentando diversos problemas como: pobreza, violência, tráfico... mas hoje é mais que isso, é um estilo de vida. Muitos acreditam que o hip hop está ligado há criminalidade, mas na verdade, o hip hop tem como objetivo melhorar a vida das pessoas, ele se transformou em um instrumento de mudança social. 





Esse movimento nos deixou algumas heranças, como: a arte do grafite, feita em espaços públicos, muitas vezes, criticando a sociedade, o DJ, pessoas que tocam musicas em pistas de dança ou boates e as gírias, que são palavras usadas por grupos para criar uma linguagem própria, mais impessoal. Um dos lugares que você encontra as heranças deixadas por esse e por outros movimentos é a Galeria do Rock, que é um complexo de lojas, onde você pode encontrar diversos artigos relacionados à cultura hip hop, alem de presencia-la.


Galeria do Rock



Hip Hop, uma tribo urbana



O hip hop é considerado uma tribo urbana, mas o que são tribos urbanas? São jovens que se reúnem em grupos com os mesmos interesses, gostos e atitudes, ou seja, que se identificam com esse modo de vida. Muitas pessoas têm um olhar preconceituoso sobre as tribos urbanas, por não conhecerem aquele estilo de vida. Quando os integrantes de uma tribo se reúnem, eles se sentem pertencentes a um grupo, eles se reafirmam como tal. As tribos se diferenciam uma das outras pelo modo de se vestir e de agir, como por exemplo enquanto que os jovens do hip hop se vestem com roupas largas e bonés, os punks usam calça jeans rasgadas, correntes, corte de cabelo moicano, colorido ou espetado, sendo assim, cada tribo é única, mas ao mesmo tempo em que um integrante de uma tribo é diferente de outro integrante de outra tribo, esse integrante é similar aos integrantes de sua tribo.




Fontes Bibliográficas